22 novembro 2011

Um Beco... uma boa música!

22 novembro 2011
Por Julia Dias e Maria Carolina

Ah! Copacabana...protagonista de uma cidade maravilhosa!

Foi ali, em uma ruela modesta de copacabana na dècada de 50 que se eternizou um lugar, um estilo de música e um certo jeito boêmio de se levar a vida - O Beco das Garrafas faria história, marcaria os corações e deixaria mais do que saudades.

Entre os números 21 e 37 da rua Duvivier se localizavam pequenos bares, mais conhecidos como "fumaceiros"( recebiam esse nome por se tratarem de pequenos lugares fechados, onde a fumaça do cigarro imperava) . Seus inquietos frequentadores deixavam os bares nas madrugadas fazendo o máximo de barulho que conseguiam, fazendo com que os moradores da ruela se revoltasse jogando-lhes garrafas sem piedade, motivo pelo qual Sérgio Porto apelidou de “Beco das Garrafadas”, abreviado posteriormente para “ Beco das Garrafas”.

Os três Bares que marcaram nosso beco e uma década chamavam-se: Bar Bottle´s, a boite Baccarat e finalmente o Little´s Club, pioneiro nos conhecidos “shows de bolso”. Havia uma quarta casa chamada Ma Griffe, porém sua clientela duvidosa e o serviço oferecido não geraram  o reconhecimento das outras.

No famoso Beco se apresentaram grandes nomes da música Carioca, numa das boates, o Little´s club, Dolores Duran cantou até morrer em 59, diante do olhar de um garçom e sua paixão platônica. O Garçom era Alberico Campana, que com o irmão Giovanni, arrendou duas das casas e acompanhou a transformação da ruela em palco da música istrumental protagonizado por Sergio Mendes, Luis Carlos Vinhas, Luiz Eça, Paulo Moura, Raul de Souza, Edson Machado, Ed Maciel, J. T. Meirelles, Dom Salvador e Dom Um Romão. Depois, em berço do “pocket show”( os shows de bolso citados acima), inventado pela dupla Miele & Bôscoli, e de cantores como Jorge Ben, Elis Regina, Nara Leão e Leny Andrade.

O Beco e a Bossa nova - Merece um tópico

Podemos dizer que a Bossa e o Beco formaram um par e tanto, que nasceram juntos porém seguiram rumos um pouco diferentes.

A Bossa Nova obteve um sucesso estrondoso. Se tornou um movimento em crescimento constante, a exportação dos músicos e o que produziam seria inevitável.



A maioria dos artistas emergentes do gênero atinge a fama na década de 60, o que impossibilitou com que as pequenas casas do “ Beco” continuassem arcando com os custos do mesmo. 

Miele lembra que, no Beco, a mesa de luz era uma velha caixa de sapato "com quatro ou cinco interruptores" e os canhões de luz eram lanternas, "daquelas com três pilhas". Para conseguir ver sentados o show que dirigiam, ele e Bôscoli usavam um estratagema. Ligavam para a boate e reservavam mesa, se passando por jornalistas famosos da época, como Ibrahim Sued e Nina Chavs. Ocupavam o lugar, com as respectivas namoradas, enquanto o figurão não chegava. E ele não chegava nunca

Nossa ruela tem uma queda inevitável e perde a fama conquistada na brilhantina dos anos 50.

Dolores  Duran se apresentava nas boates Baccarat e Litlle Club que ficavam no Beco das Garrafas.  

Entre outros nomes ligados à Bossa Nova, Marisa Gata Mansa se apresentou também na na Boate Baccarat e Little Clube, tendo um disco com este nome.

O beco hoje

1 comentários:

Suely Straub

Procuro por historias de pessoas que frequentaram e as que gostariam
de ter frequentado esse lugar que foi onde nasceu o ritmo que nos torna admirados no mundo todo, a Bossa Nova
A Produtora Asas da Imaginação da Diretora Paula Trabulsi, esta
produzindo um Mini-Documentario que ira veicular em Festivais
do Mundo todo sobre o tempo da Bossa Nova no Beco das Garrafas
em Copacabana. O objetivo é comemorar a revitalização da área
e a volta do Bottle´s Bar e seus inesqueciveis shows.
Interessados escreverm ate 25/01 para: su.ensaios@gmail.com

Postar um comentário

 
Patota Carioca ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates