29 novembro 2011

Rua Ceará

29 novembro 2011
Por Camilla Alves

Localizada na Praça da Bandeira, a Rua Ceará é considerada o berço do motociclismo no Rio e é onde abriga o bar mais Rock n’ Roll da cidade, o Heavy Duty Beer Club. A poucos metros da Vila Mimosa, a rua se tornou o point dos fãs de metal e blues, além do clube de motoqueiros Balaios.
Ainda na década de 80, a rua era conhecida pelo nome de um de seus espaços mais famosos: o Garage. Palco de nove entre dez bandas independentes na época. O casarão antigo foi um grande celeiro do rock carioca, e atraía desde adolescentes ultra-revoltados até motociclistas mais cascudos, além de punks, metaleiros, góticos, skinheads, headbangers, entre outros. Todos com o mesmo propósito: muita cerveja gelada e Rock n’ Roll.
O Garage, casa que foi Meca do gênero heavy metal e já foi palco de Marcelo D2, Los Hermanos e bandas internacionais como Buzzcocks, Madball e Agnostic Front, está com as portas fechadas desde 2009. Mas o Heavy Duty continua firme e forte, com sua ambientação privilegiada, caveiras, intensa luz vermelha, paredes ícones da cultura “On The Road”, evocando outro tempo e outro lugar. Quem já foi lá não se esquece do tratamento rude do dono do bar, o Zeca Urubu, e seu famoso grito “batata-frita pronta, porra!”. Além de ver cenas dele espalhando alguma bebida no balcão e ateando fogo.
A turma do Clube dos Balaios continua freqüentando a rua e fazendo ponto no Heavy Duty, com espírito inalterado e compartilhando suas características básicas: Irmandade, Motociclismo e Rock n’ Roll.


 Heavy Duty Beer Club


0 comentários:

Postar um comentário

 
Patota Carioca ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates