09 novembro 2011

Empório de Ipanema

09 novembro 2011
Por Leandro Sá

O Empório de Ipanema 37 é um bar clássico que fica localizado na Rua Maria Quitéria nº37, daí surgiu o nome de Empório 37. É um local onde as pessoas se reúnem para ouvir e dançar ouvindo Rock in Roll. Foi no Empório que surgiu a banda Los Hermanos, que ficou conhecida no Brasil e no mundo. Pessoas comuns e celebridades se misturam nesse bar que ficou famoso por dar liberdade a todos que o frequentam. Para saber um pouco mais sobre O Empório 37 fui conversar com Rose que é a gerente do lugar.

 
Repórter: Quando surgiu o Empório de Ipanema?

Rose: O Empório surgiu há vinte e nove anos. O dono foi José de Itajan, que comprou o espaço com a intenção de transformar isso aqui num bar parecido com o PUB londrino. Ele ficou dono por oito anos e depois passou o bar para o seu filho, Lauro Itajai que é o dono até hoje.

Este lugar sempre foi o Empório de Ipanema?

Rose: Sim, sempre foi o Empório 37, que é o verdadeiro nome do Empório de Ipanema.

Quando e como ele ficou famoso?  

Rose: Desde a inauguração o Empório é famoso por dar total liberdade aos seus clientes. As pessoas se divertem, ficam bêbadas, dançam, cantam, fazem de tudo aqui.

Quem é o funcionário mais antigo do Empório?

Rose: Hoje o funcionário mais antigo é o Barman que se chama Miguel. Mas até o início de agosto o funcionário mais antigo era o Metri Vicente, que era conhecido por todos os frequentadores do bar. Além de Metri, ele era sociólogo e trabalhava no Empório desde a sua inauguração. Quando ele faleceu, todos os frequentadores do bar e as pessoas que o conheciam ficaram tristes com a sua morte. Seus amigos resolveram lhe fazer uma homenagem com um tributo que fez fechar a Rua Maria Quitéria em Ipanema, de tão cheia que ela ficou. Vicente faleceu no dia 09/08/2011.

Como é o estilo de frequentadores do Empório?

Rose: Os frequentadores do empório são bem ecléticos. Aqui todo mundo se mistura e todo tipo de turma frequenta.

No Empório, já se formou “grupos” ou “turmas” que sempre frequentam a casa?

Rose:  Vários grupos foram formados aqui. Eles ficam trocando informações pelas redes sociais da internet.

Há quanto tempo você trabalha no Empório 37?

Rose: Essa é a segunda vez que trabalho no Empório. A primeira vez eu trabalhei por cinco anos sem carteira assinada. Já nessa minha segunda passagem, já estou por aqui há quatro anos, tenho carteira assinada e sou gerente do local.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Patota Carioca ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates