22 novembro 2011

Pedra do Sal e do samba

22 novembro 2011
Região conhecida como pequena África, a pedra do sal foi tombada pelo patrimônio histórico em 1987

Por Marisol Zozimo, Carolina Vasconcelos e Thaís Almeida


Um dos locais mais visitados por turistas que vêm ao Rio de Janeiro, apesar de não estar em nenhum cartão postal, é a Pedra do Sal. A pedra fica no caminho para o morro da Conceição, no centro da cidade no bairro da Saúde. Lá acontecem rodas de samba duas vezes por semana. Cerca de 80% dos frequentadores dos sambas são turistas ou estrangeiros que moram no Rio. O lugar mostra com clareza as raízes da cultura brasileira. Samba, simpatia e muita animação, que não podem faltar.
Na Pedra do Sal são dois grupos de samba que animam a noite.Às segundas o som é por conta do Batuque na Cozinha, que faz um som bem original, só com samba de raiz sem microfones e nem amplificadores, só os instrumentos e a voz do povo. Às sextas o grupo Samba de Lei traz um samba mais atual com uns toques de pagodes e marchinhas de carnaval.
A Pedra do Sal tem um papel muito importante também na história do Rio de Janeiro.
Antes de ser conhecida como Pedra do Sal, a rocha era chamada de Quebra-Bunda e Pedra da Prainha. Palco de festas de candomblé, lutas populares e rodas de choro, no seu entorno nasceram também os ranchos e o carnaval carioca.
Entrevistando algumas das figuras ilustres da Pedra, podemos conhecer um pouco mais da história desse lugar peculiar.
"O trabalho dos negros no passado foi tão bem feito, que ainda hoje, não se tem nada tão funcional como a escadaria. Se fosse feita atualmente muito provavelmente os governantes não iriam mandar esculpir a pedra até se formar uma escadaria, e sim construir uma escada de concreto que necessitaria de manutenção de tempos em tempos" destaca a geógrafa e historiadora, Maria Clara Mendes.
José Carlos ( Botafoguense), sempre está na Pedra ajudando com a limpeza e organização do lugar. Um morador do morro da Conceição que há 20 anos vive de catar lixos recicláveis pela redondeza. Conversamos durante um dos sambas de sexta-feira.

Marisol: Qual a importância da Pedra do Sal na sua vida?
Botafoguense: A Pedra é muito importante pra mim porque é aqui que eu vivo e trabalho há mais de 20 anos, conheço todo mundo , não tem perigo como em outras partes do centro do Rio.

Marisol: Você como morador não se importa com todo esse barulho dos sambas?
Botafoguense: Eu não me importo, o samba faz parte da história do morro da Conceição desde a época dos escravos. Essa tradição não pode acabar. Quando alguém vem morar aqui já tem que saber como são as coisas.


Quando dizemos que o lugar tem grande importância histórica não é à- toa. Tombada em maio de 1987 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), há pouco tempo a Pedra do Sal recebeu uma painel com toda a história e marcos importantes descritos nela ,destacando não apenas a importância geológica, como a trajetória do espaço como um dos berços do samba carioca.
No painel, cariocas e turistas poderão ainda entender a origem do nome do lugar: a rocha foi batizada de Pedra do Sal porque a Prainha, que ficava ali perto (onde hoje é o cais do Porto), era o principal porto de embarque e desembarque do sal no passado. A região era conhecida como Pequena África, onde passaram a viver os primeiros negros vindos da Bahia e se estendia até a Cidade Nova. Na pedra os moradores garimpavam o sal que caía durante o transporte e construíram uma escadaria esculpida na pedra, que é passagem até hoje para o morro da Conceição.


1 comentários:

Gabriel Valente

Show!

Postar um comentário

 
Patota Carioca ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates