28 novembro 2011

Baixo Gávea

28 novembro 2011
Por Diego Moreira, Helena Passos, Luis Costa e João Vitor Sanches




    O Baixo Gávea conhecido popularmente como BG é a mais forte expressão do espírito carioca. Cervejinha na rua, carne feita na brasa (no braseiro) e muito chopinho gelado.
     
Em uma quarta-feira de futebol. O tradicional Baixo Gávea, ou BG, bem ali em frente ao Jockey Clube Brasileiro, abriga todo tipo de torcedor e não torcedor, em dia de jogo.
   
O BG já inspirou em um filme, estrelado por Lucélia Santos, nos anos 80, e uma coleção de À Colecionadora, da estilista Luiza Marcier. Luiza é tão assídua que em 2003 fez o desfile de sua grife sobre as mesas do Hipódromo, que disputa com o Braseiro o título de bar mais freqüentado da região. “A idéia foi homenagear o Baixo, onde se pode tomar um chope em pé e encontrar pessoas que você não estava prevendo”, diz.
   
Como essa paixão carioca começou? “Quando inauguramos, em 1981, não tinha nada por aqui. Só nós e o Hipódromo, que atendia os funcionários do Jockey (do outro lado da praça). Quem criou o Baixo Gávea como ele é fomos nós. E já estamos na segunda geração: Isabela Capeto, por exemplo, vinha com os pais e hoje, que tem ateliê aqui em frente, vem com a filha”, diz Chico Mascarenhas, dono do Guimas.
   
Frequentado por artistas, modernos, hippies, surfistas, banqueiros, estilistas, chefs de cozinha e gourmets, intelectuais, mauricinhos e patricinhas (etc., etc., etc…), o que realmente importa é o clima de descontração e a junção de grupos tão diferentes no mesmo lugar – encontrar, sem combinar, com pessoas que você conhece de outros carnavais; ir de chinelo e com a primeira roupa que você vê no armário, sem nenhuma preocupação. E o melhor: a atmosfera de azaração que está sempre “no ar”, a conversa fora que não acaba mais entre uma cerveja e outra.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Patota Carioca ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates