22 novembro 2011

Turma do Bob's

22 novembro 2011
Por Flávia Lima e Diogo Nunes

Rio de Janeiro, zona Norte, Tijuca! Um pouco escondida pelas montanhas da beira-mar, cercada pela maior floresta urbana do mundo. O bairro é rodeado de escolas de samba, ao contrário de outros bairros do Rio, a Tijuca não é um ponto turístico ela é um bairro de verdade. Um lugar onde se encontra os amigos pelas ruas, onde se tem boteco de estimação e o jornaleiro te cumprimenta pelo nome, ainda mais quando se passa pela Praça Saens Pena onde aconteciam os encontros da famosa turma do Bob’s.
Formada por volta dos anos 60 e 61, a turma era formada por jovens de várias turmas da Tijuca, Grajau, Vila Isabel e Rio Comprido.  A turma foi surgindo naturalmente pois a praça Saens Pena era o destino natural dos jovens por causa dos cinemas Metro e Carioca (famoso pelo seu requinte e ar-condicionado congelante que vazava até na calçada), bares e grandes concentração de meninas. Os encontros eram diários a qualquer hora e tinha um numero mínimo de 15 pessoas, nem sempre as mesmas, pois, existiam mais de 100 componentes na turma que frequentava o Bob's


A turma ficou conhecida por ser meio autoritária. Conta-se que quando chegavam à praia da Barra da Tijuca, no point de encontro em frente ao Olegário Maciel, a galera toda cerca de 40 pessoas chegavam e quem estivesse no espaço onde o pessoal jogava Vôlei com barracas e cadeiras, eram obrigados a saírem para eles poderem jogar, quem via aquele grupo grande chegando não se atrevia a invadir o espaço dele.
Quase todo mundo da turma tinha um apelido,  mas alguns se destacavam por serem bem curiosos como Tuninho “calhorda” (não se sabe a origem do apelido, pois a pessoa é extremamente correta),  Jarbas “do braço forte” ( fazia jus ao apelido pois praticava levantamento de peso),  Roberto “me garanto” ( treinava defesa pessoal e vivia dizendo que se garantia), Toni “capoeira” , Marquinho “mais malandro” (pois achava-se muito esperto), Amaralzinho “chulé” (imaginem o motivo),  Miltinho Amaral “Pau queimado” (por ser bem moreno e por pernas finas, também era chamado de Tico Tico), “Borbolha” o que colocava apelido em toda a turma, Luisinho “abelha” ( tem cara de abelha), Nelson  “cabelo”( tinha um cabelo enorme e vivia mexendo nele), Alfredo “velho” (era o mais velho da turma), Carlos “gatinho” (tinha cara e sobrancelhas iguais a de um gato), Mauricio “peixe boi” e Tião “búfalo” (jogador de futebol de salão que tinha muito vigor nas partidas).
Um ponto de encontro também, era o bar do Éden, na esquina das ruas General Roca com a Rua Conde de Bonfim (hoje em dia banco Itaú), que tinha um quadro famoso  por ter o roteiro das festas do dia. Assim eles chegavam no bar, viam onde tinham festa e de lá bebiam umas cervejas, juntavam uma galera e partia para a balada geralmente no Montanha Clube, Clube Municipal ou até mesmo na casa de algumas meninas. Em uma dessas festas, Jorge Ben lançou a música “Mais que Nada”, ele que costumava levar seu violão para tocar e cantar. Naquela época não precisava ser convidado, bastava saber onde era a festa e ir.
Como toda a turma, a galera do Bob’s também tinha as suas gírias, meninas bonitas eram “avião”, as feias “dragão”, “mané” pra galera menos esperta e “águia” para os mais antenados. “Bicho” era usado direto por eles, se a pessoa estava sem dinheiro fica meio assim de sair porque estava “liso”, só que sempre tinha um da turma que tava “montado” e fica por conta dele as despesas dos amigos lisos. Começaram usando calça boca de sino, depois foram para as mais apertadas e camisas floridas. Curtiam Beatles, Jovem Guarda e Bossa Nova. Uma galera super tranquila, onde os jovens não usavam drogas a cuba libre era o limite, os namoros também eram limitados e super caretas, por exemplo, sexo era raro!
Era uma época em que Tião (Sebastião hoje com 69 anos) tinha 18 anos, e ele e seus amigos tinham lambretas e fuscas, e faziam “pegas” no Alto da Boa Vista. A galera visitava os ensaios de Carnaval do Salgueiro (no morro), para verem o compositor Bala do Salgueiro que também era conhecido por ser engraxate na Praça Saens Pena e fazia suas composições ali mesmo trabalhando na maior alegria. Aliás o carnaval para eles era um "acontecimento". Começaram passando no Hotel Higino em Teresópolis,  depois no Clube do Canal em Cabo Frio até que anos depois descobriram Búzios ondem passaram vários carnavais.
Diferente de outras, a turma do Bob’s não perdeu o contato, a galera se encontra até hoje para conversarem e relembrarem os velhos tempos, os encontros não são tão frequentes como antigamente, mas eles nunca deixam de se reunirem e isso acontece de 4 em 4 meses, e não vai pouca gente não! Esses encontros reúnem mais de 50 pessoas. Pra quem quiser saber mais um pouquinho dessa turma e entender como era os jovens daquela época o próximo encontro será no dia 13 de Dezembro no Marina Clube na Barra as 14 hs. Aonde todos os "jovens" da turma do Bob’s vão se encontrar para reviver um pouco daquela época.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Patota Carioca ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates