29 novembro 2011

Corrida de Rua

29 novembro 2011
Por Fernanda Cabral Coelho

A corrida de rua surgiu na Inglaterra, no século XVIII, onde foi ficando popular até se expandir pela Europa e Estados Unidos, país que promoveu Maratona Olímpica anual mais antiga, realizada em 1897.

Ao longo do tempo, a prática desse esporte foi ficando mais comum. O Atletismo, modalidade olímpica, ganhou regras e padrões internacionais, praticados por profissionais do mundo todo.  Mas a paixão por correr vai além e conquistou muitos atletas amadores.
No Brasil o crescimento foi, notado na década de 80, tendo com um dos marcos a Maratona do Rio de Janeiro de 1980, poucos anos após o período que marcou o ingresso das mulheres na São Silvestre, corrida de rua mais famosa do país, realizada em São Paulo todo dia 31 de dezembro, que reuníu 21.000 participantes em 2010.
Atualmente, observa-se que um grande número de pessoas, homens e mulheres de diversas idades, vem praticando a corrida de rua, sendo cada vez mais normal encontrar grupos de assessoria esportiva especializados em todas as cidades. No Rio de Janeiro, cenário de muitos eventos deste esporte, somente em 2011 foram mais 30 provas, os grupos se concentram em vários pontos, principalmente nas orlas da Zona Sul e na Lagoa Rodrigo de Freitas.  
Eugenia Vigna, integrante de um desses grupos, diz que além de praticar o esporte que mais gosta, fez vários amigos e agora, essa turma se reúne para participar de provas durante todo o ano, dentro e fora do estado. Uma das últimas, foi a Maratona Cross Country de Búzios 2011, que segundo ela, serviu para juntar o pessoal ainda mais, pois a prova tinha percursos muito complicados, passando por dentro do mar e pulando pedras, obstáculos que foram vencidos com ajuda dos amigos. “A prova foi maravilhosa e o espírito de equipe serviu para unir ainda mais. Todo mundo comemorou junto na linha de chegada.” contou Eugenia.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Patota Carioca ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates