22 novembro 2011

A Juventude Transviada fazendo moda

22 novembro 2011
Por Julia Rodrigues

Quando o mundo vivia um confuso período pós-guerra, os jovens buscavam uma identidade e o cinema passava por transformações.

Em 1955, é lançado o filme “Rebel Without a Cause”, que em português ganhou o título de “Juventude Transviada”, termo usado na época para definir jovens que ousavam sair dos padrões impostos. O roteiro mostrava a disputa de gangues de jovens e duelos de carros e levava para as telas do cinema toda a rebeldia da época. Já as meninas usavam vestidos rodados, um novo penteado chamado no Brasil de rabo-de-cavalo e meias soquete.

O som do rock and roll e a atitude de um jovem ator chamado James Dean, no papel de Jim Stark fizeram do filme um marco e a moda tomou conta as ruas no mundo todo.

O jeans, que dava uma imagem de virilidade, graças aos uniformes usados pelos soldados norte-americanos na Segunda Guerra, se transformou no artigo mais desejado pelos jovens, e para compor o personagem do filme, ganhou uma camiseta branca, uma jaqueta de couro e se tornou o item mais desejado na moda, mais tarde sendo ainda utilizado por Marlon Brando, no filme “Um Bonde Chamado Desejo”.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Patota Carioca ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates