22 novembro 2011

Turma do Sinhozinho

22 novembro 2011
Por Bruno Fernandes e Maíra Wheeler

Um dos grandes mestres da capoeira no Rio de Janeiro e também instrutor de atividades atléticas e lutas, na sua própria casa em Ipanema. Tendo também paradoxalmente, sido um grande boêmio do início do século passado. Esse era Agenor Moreira Sampaio, mais conhecido como Sinhozinho de Ipanema. Seu apelido deu nome a uma das turmas mais conhecidas da zona sul do rio, a Turma do Sinhozinho.

Até as primeiras décadas do século 20 o senso comum costumava associar a capoeira, principalmente no Rio de Janeiro, como atividades de malandros e da boemia carioca.  No entanto, nem só do universo da rua e da malandragem que a capoeira do Rio se alimentou no início do século. Ainda em 1920, uma capoeira voltada para filhos da elite despontou e fez escola pelas mãos e pés de Agenor Moreira Sampaio, o Sinhozinho. Figuras notórias da sociedade carioca passaram por suas mãos. Entre eles, Tom Jobim, Eloy Dutra (antigo governador do Estado da Guanabara), Darke Mattos (dono do chocolate Bhering), Telmo Maia, Flavio Maranhão (jornalista da turma) e Rudolf Hermanny.

Toda essa turma se encontrava na academia de Sinhozinho e nos bares de Ipanema, como o Veloso. Por causa dessa vida boêmia, muitos atletas acabaram se especializando mais no levantamento de copos do que de pesos. Mas alguns seguiram a vida de esportistas e chegaram a enfrentar lutadores de outras turmas. Um deles foi Luiz Pereira de Aguiar, o Cirandinha, que foi desafiado por Carlson Gracie e acabou perdendo a luta. Segundo relatos da época, o lutador da família Gracie suou muito para vencer o capoeirista Cirandinha.

Sinhozinho explica sua técnica de capoeira para seus alunos
Tom Jobim levantando peso na casa do Sinhozinho
A capoeira ensinada por Sinhozinho continua sendo referência até os dias de hoje não só no Brasil, como no exterior. Muitos atletas que fizaram parte da Turma do Sinhozinho seguiram no esporte e se deixaram seu nome marcado na história. Muito dos integrantes ainda se encontram ocasionalmente, mas muitos faleceram com o passar dos anos. Uma turma que marcou sua história na zona sul carioca.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Patota Carioca ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates