Bar do Gomes |
Objetos em cerâmica |
Blusa em vidro |
Garrafas de vidro reciclada |
Por Camila Andersen
Tradicionais points da boêmia continuam contribuindo para enriquecer o relacionamento dos freqüentadores, exercitar o bom convívio, estabelecer relação de amizades duradouras e valorizar as relações humanas para ir além e observar a transformação dos lugares em comunidades recheadas de histórias, aprendizagem e garantia de diversão.
Freqüentadores ilustres, que são artistas, jornalistas, profissionais liberais ligados a arte e a cultura da cidade e mesmos curiosos. O pessoal vai beber e comer comida de boteco e jogar conversa fora. Mas os points tradicionais da boêmia não seriam os mesmos sem seus personagens típicos, folclóricos, como bêbados, malucos belezas e quem já fazem parte da decoração do bar.
Ex-freguentadora Tânia Carneiro, 56 anos nos conta que da turma saíram muitos artistas famosos, políticos, músicos e compositores. E que os points sempre mantiveram sua identidade como o Armazém São Thiago mais conhecido pelos freqüentadores como bar do Gomes com uma decoração quase centenária, manteve sua forma de bons petiscos, o bar do Mineiro, antiga leiteria que servia ótimo café da manhã e um belo almoço, e o bar do Arnaldo que antes de ser restaurante era um bar freqüentado por artistas plásticos, que usavam o espaço para expor seus trabalhos.
Binho Maturino é artista plástico e nas horas vagas freqüenta alguns points tradicionais da boêmia quando troca informações simples até contar sua experiência com a cerâmica que foi aos nove anos quando mais tarde foi estudar com alguns ceramistas de Curitiba e do Rio, como Alice Yamamura, Rubem Soares e Helena Souto. Em 2008 pode montar seu atelier, onde desenvolve seu trabalho e dá aulas de artes plásticas.
Aproveitando a oportunidade de falar em beber e o que fazer com as garrafas vazias? A jovem freguentadora dos points da boêmia e artista Natália sabe a resposta e sustenta a idéia de ser ecologicamente correto ao aproveitar, reciclar e criar peças e objetos de vidro com as garrafas. A tribo dos boêmios é articulada e garantem que os momentos para relaxar enriquecem a história e a cultura da turma sempre de forma moderada.
Movidos por um roteiro noturno da boêmia, a turma expande de Santa Teresa para outros lugares do Centro, da Lapa com reduto maior da boêmia com seus malandros.
0 comentários:
Postar um comentário