22 novembro 2011

O Matosão e os amarelinhos

22 novembro 2011
Por Amanda Glasser, Aline Chaves e Clark Rezende

Todo bairro funciona como uma mãe. Abriga vidas e suas crias são sempre recheadas de histórias nostálgicas que remetem ao bairro querido. Na Praça da Bandeira não é diferente. A Rua do Matoso, localizada no bairro onde existe também o point do Garage e a Vila Mimosa, abriga há mais de seis décadas um espaço com muita história.
Atualmente conhecido como Matosão, o posto GNV, localizado no número 138, na Rua do Matoso, é referência para qualquer taxista que circule pelos bairros da Tijuca, Rio Comprido ou Praça da Bandeira. Primeiramente inaugurado em 1943, o espaço era de propriedade da rede Mucisa. No interior do lote foi construido um grande estacionamento coberto para carros, mantido até hoje. Na época, como não haviam muitos consórcios e nem muitos serviços para manutenção de carros, o Mucisa, além de dispor de uma grande garagem, prestava serviços de mecânica para seus clientes, o que era muito prático para usuários de automóveis, pois no próprio espaço podiam resolver, em geral, problemas mecânicos do carro, limpeza e tirar um tempo para descansar.

Desde 2006 o espaço é administrado pela rede de postos GNV. Esta mudança na propriedade também trouxe muitos benefícios para os motoristas, pricipalmente taxistas. Além de só fornecer combustível GNV, recurso utilizado em grande maioria por taxistas por ser mais econômico, o espaço tem a tradição por dar grande assistência aos amarelinhos, sem cobrar nada pela permanencia dos automóveis no estabelecimento, além de ser um espaço seguro, sem risco de depredações.
O Matosão possui uma lanchonete na entrada, com uma grande variedade de lanches em seu cardápio. No interior do espaço, criaram um espaço chamada “Praça da Alegria”, onde os clientes do posto podem descansar em bancos parecidos com os de praças, podem assistir televisão, ler jornais e compartilhar informações com os demais colegas. Hoje em dia, o posto disponibiliza abastecimento, espaço para estacionamento, limpeza externa e interna do veículo, vestiário com chuveiro e banheiro e um espaço para consertos de carro, onde terá a sorte de conhecer o simpático Wilde, mais conhecido como “bem-ti-vi”. Wilde trabalha num espaço dentro do posto há mais de 30 anos como mecânico.
O posto funciona 24 horas, cedendo espaço em tempo integral a veículos, de maioria táxis. Das 19 horas às 4 horas da manhã, dentro do posto, existe o churrasco do gaúcho, que segundo o taxista João Alves, que frequenta o posto há 5 anos, fazem pratos de grande qualidade e com preços populares, atraindo até moradores do bairro que não costumam utilizar outros serviços do posto. João ainda ressalta que o Matosão possui um relacionamento de amizade com seus clientes, motivo que faz com que o posto reuna grande quantidade de taxista ao longo do dia. De madrugada há um grande movimento, pois muitos param para descansar, desfrutar de um prato do Gaúcho ou conversar com os colegas. O ambiente é amistoso em todos os sentidos.



Imagine viver carregando passageiros o tempo todo, em locomoção constante. O desgaste do carro é eminente, então o posto oferece descontos diferenciados para taxistas, fortalecendo ainda mais seu laço com esta classe trabalhadora que tem muito a ganhar com o Matosão.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Patota Carioca ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates